top of page

ETARISMO COMO ESTRATÉGIA DE ATRAÇÃO DE TALENTOS




O ETARISMO NAS EMPRESAS É UMA ESTRATÉGIA DE MERCADO



Sim, o etarismo é vantajoso, por mais estranho que isso possa parecer. Na verdade em empresas ele se manifesta como uma estratégia de mercado que visa diminuir custos com profissionais sêniores e contratar para essas funções outros mais novos no mercado e que sejam sucetíveis a ofertas de salários inferiores.


"Ah, mas isso não é novidade"! Sim de fato essa prática existe há tempos, porém agora a oferta de profissionais é maior e isso somado ao advento da Tecnologia e IA, cria um cenário que as empresas veem como uma oportunidade vantajosa. Ofertas de vagas surgem com descrições de funções que exigem experiência, porém são publicadas como júnior, assistente e trainee indiscriminadamente.


Nesse momento estamos vivendo algo análogo à Revolução Industrial dos anos 30, quando uma infinidade de profissões foram extintas para dar lugar às máquinas. Como inexistia capacitação e tudo era aprendido no cotidiano, acidentes de trabalho graves se tornaram constantes, inclusive causando mortes, amputação e doenças irreversíveis. Agora o que está em risco é a saúde mental dos trabalhadores, que estão sendo submetidos à forte estresse, em virtude da alta expectativa, competitividade e cobrança.


Um profissional de maior senioridade não é só tecnicamente mais capaz, mas emocionalmente também. Ele passou por cada etapa dessa trajetória de cargos para chegar onde está, lidando com a exigência de inteligência emocional necessária à cada uma delas no tempo certo. Por isso empregadores, não cometam o erro de subjugar o saber da psicologia e gestão de pessoas, em detrimento de ganho financeiro, ou no futuro ao invés de lucro terão quadro generalizado de transtornos mentais.


7 visualizações0 comentário
bottom of page